domingo, 16 de dezembro de 2007

A UE a brincar com o fogo

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Dora Bakoyannis, disse hoje que será «um erro» ligar a perspectiva de adesão da Sérvia à União Europeia (UE) à questão do «estatuto futuro» do Kosovo.

O Presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou sexta-feira em Bruxelas que a Sérvia »tem um futuro« na UE »se respeitar os Direitos do Homem e a independência do Kosovo«.

Até que enfim se ouve uma voz lúcida na UE, vinda da Grécia - além da posição reticente de Nicósia, pouco concordante com a independência do Kosovo.
Será que os europeus não aprenderam com o passado, especialmente o recente? Nem tem mais de uma década.
Em Atenas, até pela proximidade da fronteira com o sul da Sérvia, percebe-se o que está em causa. E não é pouco.
O Presidente francês, por seu turno, pensa que resolve uma questão delicada com chantagem. Autêntico elefante numa loja de porcelanas.

3 comentários:

Rui Fernandes disse...

Achar que a posição dos gregos aqui tem algo que ver com lucidez é puro engano. Não fossem os sérvios cristãos ortodoxos como os gregos e a tal ministra não teria nada de especial que quisesse comentar sobre o tema. O papel da Grécia como apoiante dos sérvios na zona é uma constante que nada tem que ver com lucidez e é independente da razão estar ou não com os sérvios.

Pedro Sá disse...

Temos as nossas discordâncias quanto ao Kosovo, mas aqui estou totalmente de acordo contigo.

CMC disse...

Caro Pedro,
O Kosovo é uma matéria que afecta todos. Uns mais do que outros, é certo, mas todos os europeus, a seu modo, são 'tocados'.