sábado, 8 de março de 2008

Outra vez a morte antes da eleição

Uma vez mais, a morte volta a marcar as legislativas espanholas. O assassinato de um autarca socialista no País Basco, pela ETA, é um acto lamentável e incompreensível.
A ETA, que se encontra numa situação bastante vulnerável, continua, contudo, a mostrar o pior.
Se ainda poderia pretender assumir uma postura como o IRA, que pelo seu braço político, o Sinn Féin, desempenhou um importante papel no processo de Paz da Irlanda do Norte, com este acto hediondo, a ETA evidencia que não tem qualquer vontade, nem condição, para encontrar a Paz.
Quanto ao acto de amanhã, é bem provável que o PSOE alcance uma vitória maioritária, pela solidariedade de muitos espanhóis com os socialistas por causa desta morte.

2 comentários:

Anónimo disse...

O ambiente em Espanha é de profundo pesar e revolta.

A morte deste ex-vereador socialista que há bem pouco tempo havia decidido prescindir de segurança, em frente à filha mais velha e à mulher com cinco tiros, é a forma mais cobarde e hedionda da ETA se fazer notar outra vez em véspera de eleições.

É impressionante ver todos os meios de comunicação sem excepção a apelarem ao voto, qualquer que ele seja, só para que o apelo à abstenção pedido pelo ANV não saia vencedor. Eu só tenho pena de não poder votar amanhã.

À excepção da Esquerda Abertzale, que governa o ayuntamento do local onde foi assassinado Isaias Carrasco e onde este havia sido vereador, todas as forças politicas condenaram o acto,no entento, o PP resoveu dar mais um tiro no pé, tentando condicionar a declaração do parlamento à revogação do ato anti-terrorista de 2005. Parece que não aprendem.

Ainda ontem, num misto de revolta e de emoção, aquando da chegada imprevista, mas julgo que sentida, de Rajoy à capela onde se prestava homenagem à vitima, Patxi Lopez, o dirigente do PS basco, pediu-lhe em surdina, mas que foi registado por alguma imprensa presente, que nunca mais volte a dizer que o PSOE não respeita as vitimas do terrorismo.

Agora, acredito que ZP possa arrecadar a maioria absoluta. Infelizmente devido a mais um trágico acontecimento, mas também é para isso que servem os votos. Para penalizar uns e apoiar outros e se assim for, não deixará de ser a vontade do povo espanhol.

Abraço,
Nuno Pinto.

CMC disse...

Totalmente de acordo Nuno.
Amanhã cá estaremos para debater os resultados.
Um abraço,
Carlos