segunda-feira, 24 de março de 2008

Um ano politicamente quente em França

Sondage : Delanoë meilleur opposant que Royal

Uma semana depois das autárquicas, que renovaram o mandato de Delanöe na Câmara de Paris, o maire da capital gaulesa surge como o melhor rosto para liderar a oposição, ultrapassando, pela primeira vez, Ségolène Royal.
É interessante consultar o estudo, que indica Delanöe como o preferido para liderar o PSF.
No campo socialista, Ségolène tem muito apoio 57% (Delanöe lidera com 58%), mas não recolhe grande apreço noutros campos, nomeadamente no centro e centro-direita, mais rendidos a Delanöe, como se pode constatar na página 17 do estudo.
No campo do MoDem, a simpatia pelo autarca de Paris compreende-se, pois Ségolène pretende um entendimento com o partido de Bayrou, o que pode tirar protagonismo ao partido do centro.
Bayrou, por sinal, também sai bem visto nesta sondagem, por ter sido vítima, como forme deduz a análise apresentada, da sua não eleição para a Câmara de Pau, devido ao não apoio da UMP. Câmara que foi conquistada pelos socialistas há oito dias.
Será um ano interessante, o da política francesa. A partir do segundo semestre, o país assume a Presidência da UE. Sarkozy tudo fará para recuperar internamente a credibilidade e a nível externo procurará demonstrar a força da França renascida debaixo do seu mandato. Na oposição, o congresso dos socialistas do próximo Outuno, promete ser intenso, com a disputa do poder entre Ségolène e Delanöe, na sucessão de François Hollande.
Aos poucos, depois de 12 anos de cizentismo chiraquiano, a França vai recuperando a sua importância no palco político europeu.

2 comentários:

contradicoes disse...

Finalmente os franceses tal como os espanhóis abriram os olhos. Como será em Portugal?

CMC disse...

Caro Raúl,
Considero que em Portugal a esquerda democrática está boa e recomenda-se.