domingo, 24 de agosto de 2008

O erro de cálculo dos socialistas bascos

Respecto a las próximas elecciones autonómicas, ha indicado que concibe un "Gobierno vasco liderado por un lehendakari socialista" y ha matizado que él quiere "pactar con todos los partidos democráticos, nacionalistas y no nacionalistas".
Ha insistido en que no contempla un fracaso en este ámbito y ha asegurado que "si el PSE-EE gana las elecciones habrá lehendakari socialista".


O líder dos socialistas bascos, Patxi López, mostra-se muito confiante quanto ao resultado da eleição autonómica do próximo ano. E tem razão para isso, tendo em conta o resultado do PSOE nas legislativas de Março último. Já o cenário político que traça está um tanto ou quanto incerto.
É certo que dos partidos nacionais no País Basco (PSOE e PP), os socialistas são os que têm melhores condições para dialogar com todos, mas do mesmo modo López sabe que se os socialistas ganharem, dificilmente haverá coligação com o PNV, pelo menos, debaixo de liderança socialista, uma vez que seria uma certa humilhação para o partido nacionalista que há décadas governa a Euskadi.
E, outra equação nada despicienda, que López deveria fazer, é que uma vitória do PSE não significa a liderança em Vitória, pois as formações nacionalistas bascas podem eleger mais deputados.

Sem comentários: