sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Uma tese com o seu sentido

Putin acredita que os Estados Unidos provocaram a crise na Geórgia
Suspeito que alguém nos EUA criou especialmente este conflito com o objectivo de tornar a situação mais tensa e criar espaço para que um dos candidatos às presidenciais de Outubro ganhe vantagem sobre o outro”, acrescentou Putin.


A tese apresentada por Putin tem o seu sentido. Nas entrelinhas produzidas nos últimos dias, vai-se constando que houve uma voz norte-americana que sussurrou a Saakashvili para intervir na Ossétia do Sul. Este é um dos pormenores que se tem esquecido e/ou omitido: o que esteve na causa da intervenção georgiana na região rebelde em 7 de Agosto? Está por confirmar.
Quanto à leitura de Putin, não veria tanto a questão presidencial norte-americana como a causa, até porque se for, ele próprio quase que está a fazer campanha por McCain, uma vez que as suas posições são bem propícias para a campanha republicana pegar nas suas declarações e transformá-las como a ameaça do "papão soviético", transformando o Senador do Arizona como o único capaz de travar o avanço do gigante eslavo.
Nesta teoria (da conspiração?) encontro mais sentido e resposta para o que se passou, entretanto, na Polónia. Para a posteridade fica a marca de Bush na Europa e no mundo, com a inauguração de uma nova era militar. Isto é um facto incontornável. A marca desta Administração está firmada. O que esteve tremido deixou, num instante, de estar.
Veremos se o tempo esclarecerá a causa destes tempos crispados.

Sem comentários: