domingo, 3 de agosto de 2008

Irão continua irredutível com programa nuclear

Concerning Iran's nuclear program, Ahmadinejad said, "Iranians will never step back from their inalienable rights."

Não poderia haver melhor momento para Teerão aproximar-se de Damasco, quando Israel mergulha numa crise política, com a saída, em breve, do Primeiro-Ministro que estava a abrir uma via para o entendimento regional entre os Estados vizinhos de Israel, Ehud Olmert.
Quanto aos diversos pontos da agenda de Al-Assad, na visita de três dias ao Irão, os principais responsáveis iranianos dão-se por muito satisfeitos com as rondas de entendimentos, que até há bem pouco pareciam mais débeis entre sírios e iranianos, com a possibilidade de Tel Aviv e Damasco aproximarem os seus pontos de vista.
O Irão continua empenhado no seu processo nuclear que, reiteram, é pacífico. Não se percebe, todavia, o secretismo do seu desenvolvimento. Ou melhor, deduz-se facilmente onde conduz o pseudo-pacifismo que as autoridades iranianas candidamente pretendem manifestar: possuir armamento atómico.
O tempo começa a esgotar-se, pois os avanços nucleares iranianos estão à beira de dar os frutos pretendidos pelo regime de Teerão.

(Publicado no Câmara de Comuns)

Sem comentários: