quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O grande desafio de Zapatero

Montilla denuncia que Catalunya acusa falta de recursos económicos

Nesta legislatura, Zapatero terá um teste político mais difícil do que entre 2004 e 2008. A conjuntura económica mundial não é a melhor e a situação económica espanhola dá sinais preocupantes de recessão. O desemprego está a aumentar, a olhos vistos, e vários sectores estão a apresentar sinais negativos.
Num país em que a sensibilidade política do Governo nacional tem de existir, devido às características das autonomias espanholas, vivendo-se actualmente um período de maior aperto financeiro, o financiamento autonómico também tem repercussões e sente o apertar de cinto. Como a notícia indica, de Barcelona pedem mais verbas a Madrid, e não é por ser um poder socialista catalão que este se demite de reclamar mais verbas ao Governo socialista nacional.
Pelo que se sabe, no que depender de Pedro Solbes (Ministro das Finanças), dificilmente José Montilla, Presidente da Generalitat, levará mais um cêntimo do que Madrid determinar. Zapatero tem uma bota difícil para descalçar. E o futuro não se vislumbra muito risonho para o Presidente do Governo espanhol.

Sem comentários: