sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Saakashvili encurralou-se

Ante la inferioridad de condiciones de su Ejército respecto al ruso, el presidente georgiano solicitó el apoyo de Estados Unidos y aseguró que sus fuerzas armadas están actuando en legítima defensa contra "una agresión directa de Rusia".
el presidente georgiano solicitó la ayuda de Estados Unidos alegando que "no se trata sólo de Georgia, se trata de América y de sus valores". "Somos una nación amante de la libertad que está siendo atacada", prosiguió.


O Presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, entrou num beco sem saída. Desesperado, pede ajuda ao aliado EUA, porém Washington, com os 'afazeres em que está metido', não tem condições para acudir o amigo de Tbilissi, como este gostaria.
Depois de ter sido um herói, com a defesa da Liberdade, através da revolução das rosas, em 2003, Saakashvili coloca-se a jeito de perder o poder. Não perdeu há oito meses por uma joga política de mestre. Mas a sua saída é algo do agrado de Moscovo, dadas as pretensões do Chefe de Estado georgiano querer que o seu país adira à UE e NATO.
Em termos internos, uma derrota na Ossétia do Sul, contribui para a degradação da imagem do comandante supremo.

Sem comentários: