sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Ridículo

Chávez asegura que Simón Bolívar no murió de tuberculosis sino que fue asesinado por la oligarquía colombiana
Al presidente de Venezuela le dio ahora por hurgar en la historia para atacar al país. Su último argumento para mostrar su molestia con Colombia no podía ser más delirante: Dijo que el Libertador no murió de muerte natural sino en una conspiración en la que también participó Estados Unidos.


O Presidente da Venezuela tem assumido posturas ridículas e pouco decentes nos últimos tempos. Primeiro, insultou e provocou Espanha, tendo recebido, e bem, a resposta pela parte do Rei Juan Carlos.
Agora, insulta a Colômbia, com quem quebrou uma relação de acordo quanto aos presos das FARC, afirmando que Símon Bolívar foi assassinado por colombianos com conivência dos Estados Unidos; numa atitude de reescrever a história mediante o seu interesse pessoal, dadas as divergências recentes com a Colômbia.
O ridículo que o pseudo-biblista-bolivarista tem exibido nos últimos dias, e comprometido a honradez do Estado venezuelano, merece a forte e inequívoca reprovação por parte dos venezuelanos. A mudança da Constituição, que, a vencer o "sim", dará todos os poderes ao Presidente da República, merece ser chumbada.
Se o "não" à mudança da Constituição ganhar (o que duvido em termos oficiais, se calhar não tanto a nível real), provavelmente a Venezuela ficaria mais perto de se libertar do populismo demagógico que domina o país desde 2000.
Porém, há bons sinais de o populismo não ser tão predominante. O nervosismo evidenciado pelo populisma-mor da América latina nos últimos tempos, em especial nos últimos dias, é um bom indício.

Sem comentários: