sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Entre o essencial e acessório

O desemprego, na Alemanha, atingiu o valor mínimo dos últimos 14 anos.

Angela Merkel tem grande mérito na condução da governação germânica. Isso é indiscutível. Mas, o Governo alemão é tão assumido pela CDU como pelo SPD.
Os dados hoje divulgados, e os feitos alcançados em termos de emprego, históricos na última década, são, em grande medida, fruto do trabalho de Ministérios liderados por sociais-democratas, o do Trabalho e das Finanças.
É, por isso, que continuo a considerar lamentável o empenho da direcção do SPD em "virar" o partido à esquerda, entrando no tipo de despique estéril com as forças de esquerda que não têm nem querem assumir responsabilidade, como as suas propostas demonstram.
A esquerda responsável governa e procura melhorar as condições. A que não gosta de assumir responsabilidades, e por isso grande parte da população não lhe atribui confiança, apenas sabe criticar e condenar.
O SPD tem bons resultados e devia afirmar-se como partido credível. A pretensão de concorrer com PDS (ex-comunistas e dissidentes do SPD) conduz aos resultados que as sondagens indicam, a cerca de 10 pontos percentuais da CDU.
A esquerda democrática deve ser fiel a si própria, preocupar-se com as condições das pessoas, em vez de bater no peito ou elevar a voz para dizer que é mais de esquerda.

Sem comentários: