segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Um novo estilo político e diplomático

Nicolas Sarkozy dio ayer un teatral golpe de efecto, diplomático y mediático, al presentarse en Chad y llevarse a Europa en su avión presidencial a tres periodistas franceses y cuatro azafatas españolas de la compañía área Girjet, detenidos en Chad desde el pasado 25 de octubre.

Está a surgir um novo estilo político e diplomático na Europa, e no mundo, corporizado por Sarkozy.
O hiperactivo Presidente gaulês não deixa o crédito nem missões por mãos alheias. Ao invés dos antecessores e homólogos, que se deixa(va)m permanecer junto da secretária, não são emissários nem delegados que são enviados, mas é o número um do Estado que se desloca e fala directamente com quem tem falar para encontrar respostas e saídas para os problemas.
É um novo estilo e tem dado os seus frutos. Primeiro, a libertação de cidadãos búlgaros detidos na Líbia desde 1999, agora a libertação de jornalistas franceses e hospedeiras espanholas detidos no Chade no final do passado mês de Outubro. O caso da franco-colombiana Ingrid Betancourt, capturada pelas FARC, também tem sido assumido por Sarkozy.
De seguir este novo estilo e até onde vai Sarkozy com esta postura, até ao momento, vitoriosa para o Chefe de Estado gaulês, que é merecedora de registo e consideração.

Sem comentários: