quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Uma eleição difícil mas entusiasmante

It is not only possible, but needed, that Europe turns left in the next European elections. With a strong socialist majority in the European Parliament I don’t have a doubt that the New Social Europe could be a reality.

Caro Zé,
Não será uma eleição fácil para os socialistas, as europeias de 2009, com a maioria dos Estados europeus a ser governados pela direita.
Mas é bom que o PSE assuma, em cada país, a sua dimensão europeia, muito mais manifesta do que é actualmente do partido europeu com mais eurodeputados eleitos. Infelizmente, o PPE está longe das suas origens, de partido firmemente apostado na construção europeia, sendo actualmente um emaranhado de partidos políticos nacionais nem todos convergentes com o aprofundamento e melhoramento da construção da União.
É tempo de começar a perceber que os desafios são comuns, de Lisboa a Tallin e de Dublin a Nicósia.
Os socialistas, sociais-democratas e trabalhistas europeus podem e devem dar um bom contributo para uma Europa mais Social. E temos nós, socialistas, em especial os portugueses, elevadas responsabilidades nesta matéria, até pelo grande contributo que demos e estamos a dar. Primeiro, com a Agenda de Lisboa. Agora com o Tratado de Lisboa.
A construção de um programa europeu comum é já um bom passo, dada a possibilidade garantida a todos os cidadãos europeus de participar.

1 comentário: