quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Mais problemas em Washington, mais sorrisos em Moscovo

O presidente da Geórgia, Mikheïl Saakachvili, decretou hoje o estado de sítio depois de ter expulso diplomatas da Rússia, país a quem acusa de fomentar as manifestações populares contra o seu regime.

A esta hora devem estar algumas pessoas em Moscovo bastante satisfeitas com a evolução dos acontecimentos na Geórgia, depois de há uns anos terem passado algumas agruras, com a revolução rosa (Geórgia) e revolução laranja (Ucrânia). E, a esta mesma hora, deve estar a diplomacia de Washington a rebentar pelas costuras quanto às respostas a saber dar em tantos lugares ao mesmo tempo e quais delas as mais fáceis? Cimeira de Annapolis entre israelitas e palestinianos? Iraque, Afeganistão, Paquistão... e para 'ajudar' à festa, o aliado georgiano está à beira de sair do poder.
Saakashvili deve estar a sentir a esta hora Tiblissi o que Chevarnadze sentiu há quatro anos. Não esquecer, no ambiente escaldante que presentemente se vive na Geórgia, as duas regiões pró-russas do país: Ossétia do norte e Abcázia.
Os tempos não estão nada fáceis para o líder da revolução das rosas.

2 comentários:

Pedro Sá disse...

Tbilisi, Carlos. Yerevan é na Arménia.

CMC disse...

Erro corrigido. Obrigado.