segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

PSOE e PP reforçam o PNV no País Basco

ANV insiste en que estará en elecciones para decir "sí a la independencia"

Caro Nuno,
Quando tudo aponta para a ilegalização da ANV e do PCTV, considerei curioso Baltasar Garzón ter autorizado o comício da ANV deste fim-de-semana.
Penso que Madrid está a estigmatizar demasiado o País Basco. Primeiro, a condenação a Atuxta (Presidente do Parlamento basco que se recusou ilegalizar o grupo Sozialista Abertzaleak - a manifestação de apoio a Atuxta no sábado em Bilbao foi significativa); agora a iminente ilegalização dos referidos partidos.
Indo ao encontro da sua leitura, da decisão da vitória de 9 de Março poder residir no País Basco e na Catalunha, com a qual concordo em certa parte (pois há outras regiões decisivas, como a Andaluzia, onde decorre eleições ao mesmo tempo para o Governo regional, o que pode aumentar a votação do PSOE - e veremos os resultados do PP em Madrid, depois do caso Galladón/Aguirre, entre outras regiões, como Valência, tradicionalmente PP e onde o PSOE aposta forte, com a número 2 do Governo), penso que esta atitude para com os partidos da Euskadi, se o PSOE ou o PP consideram poder beneficiar disso, tal mais não deverá fazer do que dar mais força ao PNV do lendakari Ibarretxe.
A ANV diz querer apresentar-se às eleições, como é óbvio. Porém, se tal não suceder, tal como o PCTV, é o PNV quem deverá ganhar.
Nesta luta por ver quem é mais anti-ETA, que o PSOE deixou embarcar-se de certo modo pela lengalenga do PP, os bascos devem afastar-se mais dos partidos nacionais e optar pelo principal partido basco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Carlos,
Continuo a achar que será aí (adicionando a Andaluzia) que as eleições se vão decidir. Que o PNV ganhe no País Basco, também não será novidade, o que temos que ver é quantos deputados vão repartir PSOE e PP.

A verdade é que esta campanha se está a tornar numa caixinha de surpresas. Penso sinceramente que o PSOE se está deixando enredar nas teias perigosas de propostas eleitoralistas, a última é esta: http://www.lavanguardia.es/lv24h/20080128/53431342832.html .

Durante a última semana, vários comentadores politicos (grande parte deles conotados com o Governo)vieram a público afirmar que o PSOE e ZP estavam a ter uma atitude demasiado passiva perante o ataque constante do PP e das medidas propostas por Rajoy. Concordei de imediato. ZP esteve demasiado tempo dedicado nas últimas semanas a questões internacionais (o fórum das comunidades, o tratado de Lisboa) e internamente ía justificando como podia a inflação e o desemprego. Aliás, as sondagens são o reflexo disso mesmo e o PSOE e o PP aparecem agora com um empate técnico. O que eu acho é que o tipo de medidas como o anunciado hoje de um cheque de 400€ para os contribuintes que paguem impostos, seja a melhor forma de conseguir inverter a situação. Pode ser um paliativo e até fazer o PSOE subir nas sondagens, mas não resolve a aparente passsividade politica do PSOE na campaña.

Amanhã ZP estará nos "desayunos de TVE", não sei se dá na TVE internacional, vamos ver o que tem para nos dizer. É às 8.30 hora portuguesa.

Abraço,
Nuno.