terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Tempestades em copos de água

Caro Nuno,
Até 9 de Março tudo serão tempestades em copos de água que podem salpicar qualquer um.
Primeiro o confronto entre os bispos de Madrid e Valência e o Governo. Depois os dados económicos. Agora o jovem etarra que deu entrada no hospital com maus tratos por presumíveis maus tratos da polícia basca.
No fundo, não deixa de ser curioso, como o Nuno bem assinala, Zapatero foi de todos os Chefes de Governo de Espanha o mais aberto às autonomias, e estas poderão ser obstáculos à sua reeleição, tanto no caso catalão como no basco. O andaluz pode ser uma ajuda decisiva, com a eleição autonómica no mesmo dia.
De qualquer forma, em relação às duas mais delicadas regiões, em termos de confrontação com o Poder Central, poderá haver mais pontes de diálogo com a CiU do que com o PNV. E mesmo que haja entendimento na Catalunha, entre o PSC e a ERC, vai-se percebendo que Zapatero já teve várias aproximações a Artur Más, em especial aquando da aprovação do Estatuto catalão e a saída de cena de Maragall e a 'transferência' de Montilla de Madrid para Barcelona. Sinceramente, não vejo Zapatero e Rodvira com grandes elos de entendimento.
Penso que o PSOE vencerá a eleição mas será difícil alcançar a maioria absoluta. Assim, os entendimentos serão requeridos para a governabilidade estável que o Executivo deve contar.
No caso de Más, mais pragmático e menos ortodoxo que Pujol, pode ser uma carta que Zapatero pode utilizar. Duvido que tal suceda, mas não é de descartar. Veremos os resultados de 9 de Março.
A não perder de vista, por outro lado, a votação da IU.

2 comentários:

Anónimo disse...

"No caso de Más, mais pragmático e menos ortodoxo que Pujol, pode ser uma carta que Zapatero pode utilizar"
Duvido muito que tal aconteça. Mas já perdeu duas eleições para a Generalitat e já começou a ser criticado dentro da coligação, pelo que politicamente, se não aumenta o número de deputados, chegará ao fim da linha (já esteve para acontecer nas últimas eleições). Assim, antevejo que o único discurso capaz de aumentar os votos na CiU será a exploração politica dos erros governativos, quer do governo central, quer da Generalitat. Posto isto, será muito pouco provável que Mas seja essa carta que o Carlos refere. Obviamente, pelo distanciamento politico, muito menos será a ERC. Concluindo, ZP não terá a vida fácil nestes próximos meses e a conjuntura económica, que tanto o ajudou nos últimos tempos, pode "traí-lo" à boca das urnas.
Nuno Pinto.

CMC disse...

É natural que as derrotas pesem e as lideranças sejam colocadas em caus. Porém, como o Nuno sabe, o partido mais votado nas últimas eleições para a Generalitat foi a CiU.
Recentemente, nas eleições autárquicas, a CiU obteve, novamente, um bom resultado.
Penso que a CiU deverá ser o partido com mais votos na Catalunha. Resta saber se esses votos a mais serão muitos mais que o PSC (deverá ficar em segundo). Assim como, saber se a ERC desce, provável.