segunda-feira, 3 de março de 2008

Debate decisivo

Hoje decorre o segundo e último debate entre Zapatero e Rajoy, outra vez às 21 horas de Lisboa, e que pode ser acompanhado na TVE Internacional ou na TV Galiza (ambas no Cabo).
Penso que o debate de logo pode correr melhor a Zapatero do que na semana passada. Primeiro, deve ter estudado a lição e pode responder devidamente a Rajoy, quer em termos da pujança da economia espanhola com o Governo PSOE quer da importância da imigração para Espanha, que o PP tanto tem condenado nos últimos dias.
Para quem não conhece o modelo de debate, este é um pouco diferente dos que conhecemos. Há um moderador que lança um tema e depois os candidatos, no tempo que lhes é reservado, falam sobre o que entenderem sobre o assunto. Isto é, não há qualquer condução/direcção do debate por parte do moderador, que é isso mesmo, única e exclusivamente um moderador que se limita a chamar a atenção para o tempo.
E, como este debate espanhol é demasiado peculiar para os modelos que conhecemos, desta vez Zapatero tem outra vantagem sobre Rajoy, pois marcará o debate, uma vez que na semana passada, em qualquer assunto, o primeiro a falar foi o líder do PP, esta semana, conforme o acordo, é Zapatero o primeiro.

Caro Nuno,
De acordo com a sondagem ontem publicado no El País, com o detalhe de todas as circunscrições, pouco ou nada mudará no domingo. O PSOE deverá receber mais votos, mas provavelmente sujeita-se a eleger menos um deputado.
Confesso que fiquei admirado com as projecções dadas para a Catalunha, onde o PSC surge com uma boa vantagem, mas onde não é de menosprezar a subida do PP que é apresentada. Em Valência, o factor De La Vega parece não ter incomodado muito a força do PP, como considerei. Domingo veremos. Como veremos, logo à noite, se o desempenho de Zapatero consegue impulsionar os socialistas para a conquista da necessária maioria absoluta.

4 comentários:

Anónimo disse...

Entre gallegos anda el juego: Mariano Rajoy Brey, gallego. María Teresa Fernández de la Vega (sobrina del gran escritor gallego Don Celestino Fernández de la Vega), gallega, también.Secretario de Organización del Psoe, Ferraz: José Blanco, Gallego de Palas de Rey, Lugo.

Anónimo disse...

El carácter gallego, muy parecido al portugués.

Anónimo disse...

En España no tenemos Fátima Campos Ferreira para moderar......

Anónimo disse...

Carlos,
Creio que este debate vai ser mais assertivo que o último. Afinal, hoje é a última hipótese que ambos têm de influenciar o eleitorado indeciso.

No entanto, hoje tive acesso a outras duas sondagens. Uma do canal de tv "La Sexta" que dá uma vantagen de apenas 3pp ao PSOE, perdendo escanhos e uma outra da Tele5, que dava uma vantagem de 6pp (a mais alta das sondagens dada até agora)estado dentro do intervalo de maioria absoluta.

Não sendo "expert" em estatistica, penso sinceramente que o resultado estará algures pelo meio, ou seja, entre os 3 e os 6pp.

Quanto à Catalunha, não me surpreende (houve um debate no sábado na TV3 da Catalunha entre todos os candidatos que foi bastante esclarecedor) . A candidata do PSC tem feito uma excelente campaña e está a tentar capitalizar o voto descontente da ERC. É curioso ver Duran Lleida (o candidato da CiU) com um discurso bastante apaziguador e bastante menos beligerante do que era esperado, principalmente depois das declarações de Artur Mas.

Hoje, a partir das 22h há que acompanhar com atenção e verificar se há ou não (estou em crer que sim) trunfos de última hora.

Abraço,
Nuno Pinto.