domingo, 24 de fevereiro de 2008

Bons sinais de Chipre

“Quero enviar uma mensagem de amizade aos cipriotas-turcos, a mensagem de que temos pela frente um combate comum para reunificar a nossa pátria para que consigamos gerir os nossos assuntos sem intervenção estrangeira”, declarou Christofias, esta manhã, depois de votar.

A vitória do comunista Demetris Christofias na segunda volta das presidenciais cipriotas que se realizaram hoje pode ser um bom sinal para a ilha dividida do Mediterrâneo.
Se cumprir, como pretende, a conversação entre o norte (turco) e sul (grego) da ilha e alcançar o acordo para unificação da ilha, dividida desde 1974, Christofias fará um excelente mandato.
O facto de ser comunista pode assustar alguns. O candidato vencedor já disse, entretanto, que não se opõe ao sistema de mercado existente. A realidade também fala por si. Tendo o Chipre aderido este ano ao Euro, e com os problemas económicos que o mundo enfrenta presentemente, a sorte, ou melhor, a segurança dos Estados da zona Euro tem sido a nossa moeda forte, que não sucumbiu, pelo contrário, tem sido um dos pilares que não permite a vários Estados estarem em situação vulnerável.
Também neste ponto, da economia, Christofias, o único Chefe de Estado da UE, pode ser um exemplo para os outros partidos comunistas europeus, em especial os mais conservadores, como o nosso, e dar o impulso de modernização que os comunistas há muito precisam, pois o Muro caiu, mas muitos ainda continuam a sonhar com a União Soviética.

Sem comentários: