quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Segunda morte em Londres

Exiled Georgian opposition figure dies suddenly

Depois do assassinato de Livtinenko, morre, em Londres, Patarkatsishvili, um dos principais rostos da oposição georgiana.
A capital britânica parece começar a ser palco de ajustes de contas de pessoas dos Estados saídos da defunta União Soviética.
Várias teorias (da conspiração) começaram a surgir. Uma das quais refere o envolvimento do magnata russo Berezovsky, que reside em Londres e que é um dos adversários de Putin.
Para já, o único dado avançado é a morte devido à falha do coração.
A polícia britânica, por enquanto, limita-se a referir que uma autópsia é essencial para apurar a verdadeira causa da morte do magnata georgiano que há poucos meses chegou a ambicionar e esteve perto de conquistar a presidência do seu país, que decorreu no início deste ano. Não visse o seu nome, no final de 2007, manchado por negócios nada lícitos em que o milionário esteve envolvido, conduzindo ao abandono da candidatura, e, provavelmente, o actual Presidente da Geórgia, Saakashvili, poderia ver a sua reeleição comprometida.
Recorde-se que Putin, quando trabalhava na Câmara de São Petersburgo, após a queda da URSS, tinha contactos regulares com Patarkatsishvili.
Para já, seja de causa natural ou não, está instalada a suspeição, uma vez que o seu estado de saúde, pelo que era conhecido, estava em boas condições e recomendava-se.

Sem comentários: