sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Campanha ainda por descer à rua

Anda-se pelas ruas da capital espanhola e ainda se notam poucos sinais da campanha eleitoral que se aproxima. Apenas um mini palanque, onde o PP realizou uma iniciativa e pouco mais.
Da panóplia de jornais que se consulta nas bancas, verifica-se a nova etapa que o PSOE assume, em busca da maioria absoluta.
Quanto às duas mais recentes propostas do PP, nos últimos dias, de adoptar uma lei da imigraçao restritiva e de plantar milhoes de árvores, que mais nao representariam, se levadas à letra, na expulsao de milhares de imigrantes (o que causaria, desde logo, um significativo impacto negativo na economia espanhola) e a colocaçao de dezenas de árvores a cada hora (o que é uma irrealidade e demagogia). Deste modo, o PP cava a sua própria credibilidade.
O PSOE está a ser inteligente neste momento. Felizmente, já nao se está deixar levar pelos argumentos dos populares, como há poucas semanas, quando entrou em disputa em termos de descidas de impostos e criaçao de postos de trabalho.
Hoje, com o actual quadro político, considero que o PSOE está mais perto de alcançar a maioria absoluta do que há 2 ou 3 semanas.
A mais recente campanha socialista, como acima se refere, com ilustres personalidades públicas do país, que faz recordar a campanha publicitária do "Danoninho" (pois só falta um pouquinho)*, pode ser a mensagem de clarificaçao dos socialistas, entre a estabilidade, com a confiaça maioritária, ou a incerteza, com uma maioria relativa.
A seguir até 9 de Março.
Para já, o PSOE volta a marcar a agenda, e muito por demérito do PP, dadas as suas propostas radicais.

*- Aquando deste escrito, não se fez a devida referência ao sentido do gesto, que é a expressão Zapatero em linguagem gestual.

Sem comentários: