segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Um bom candidato para a Presidência do Conselho Europeu

Dos possíveis candidatos a Presidentes do Conselho Europeu, também não me importo, como cidadão europeu, de ver eleito Jean-Claude Juncker, tal como Vital Moreira, conforme já referi.
Porém, não consigo alcançar o termo de "semi-europeu" que Vital Moreira atribui a Blair.
Será que nas últimas décadas Blair não foi o Primeiro-Ministro britânico mais pró-UE? Compare-se só com Brown! O caso da assinatura do Tratado de Lisboa é exemplo.
Será que nos últimos anos, bem sei que havia interesses britânicos à mistura (o famoso cheque do tempo de Thatcher), não foi Blair quem mais desafiou a mudança de política orçamental da União, que atribui uma grande fatia à agricultura e como isso hipoteca o nosso futuro? Provavelmente, se fosse um Primeiro-Ministro britânico conservador não ouviríamos da sua boca a disponibilidade para ceder o cheque. Blair assumiu isso.
É evidente que há bons nomes para o cargo, assim o Tratado de Lisboa seja ratificado pelos 27 e o cargo passe a ter lugar na arquitectura europeia.
Todavia, Blair é dos poucos políticos europeus, se não mesmo o único na actualidade, que poderá dar uma projecção, tanto interna como externa, da política europeia. E como ela é necessária.
Capacidade política não lhe falta. Os seus 10 anos de Governo são disso prova.
E quanto ao entendimento de Blair do projecto europeu, vale a pena relembrar a sua intervenção no Parlamento Europeu, em 2005.

Sem comentários: