segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A melhor escolha

Caro João,
Dormir mal? Nada disso.
Que a vida para Hillary não está fácil, isso é notório. Daí a considerar que ela não tem capacidades pessoais e políticas, seria um erro. Talvez seja a que reúne mais.
Simpatias erradas? Muito menos. Hillary tem duas coisas essenciais, personalidade e projecto. Não digo que Obama não os tenha, porque tem.
Para já, destaco o mérito de Obama em acordar um eleitorado, o jovem, que costuma andar arredado, por sua própria vontade, do mundo da política. Daí a considerar que ele tem o melhor projecto, coloco as minhas reticências.
A postura errada que assume em relação à retirada de tropas do Iraque, quando ao mesmo tempo defende uma intervenção no Paquistão, são maus indícios da sua leitura política. Assim como o discurso anti-Washington que costuma empregar, como se Obama, caso fosse eleito Presidente dos Estados Unidos mudasse a forma de fazer política. De duas uma, ou mudava, e seria tão mau como Bush, ou, como é de prever, mantém a linha da responsabilidade e, então, desilude muitos dos seus apoiantes, que pensam que o poder se exerce sem considerar várias variáveis, muitas das quais escapam à espuma dos dias.
Hillary, além de dar segurança em termos de política externa, tem um projecto social, em termos de Saúde, mais arrojado e essencial para os norte-americanos do que Obama.
Vamos continuar a acompanhar esta corrida, na qual espero a vitória de Hillary.

Sem comentários: