sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Últimas cartadas de campanha de uma eleição determinante

Na localidade situada a cerca de 50 quilómetros a sudeste de Pristina, a capital da província, Boris Tadic prometeu nunca renunciar ao Kosovo.

O moderado Tadic não quis deixar dúvidas da sua posição quanto ao Kosovo e defende a sua manutenção no Estado sérvio. Quando mais se tende a ver Nikolic como o único defensor da unidade sérvia, Tadic deu uma boa resposta, nesta recta final da campanha. A poucos dias da eleição do próximo domingo, Tadic foi à província onde a maioria albanesa quer decretar a independência para afirmar que não está disposto a abrir mão do Kosovo, caso seja reeleito Presidente sérvio.
No entanto, Tadic não tem a vida fácil. O não apoio de Kostunica, actual Primeiro-Ministro, e o homem que em 2000 ganhou as eleições presidenciais a Milosevic (depois de muitos condenarem a manipulação dos resultados que davam a vitória falseada ao tirano), importante pelo conjunto de votos que pode mobilizar, e são decisivos, pode comprometer as aspirações de um segundo mandato de Tadic.
A postura de Nikolic, mais arreigada na defesa do Kosovo, com a benção de Moscovo, pode ser decisiva na sua vitória.
De certo modo, as presidenciais do próximo domingo também serão um referendo acerca da direcção que os sérvios querem seguir: UE ou Rússia? Espero que me engane, mas a opção deve ser a russa.

Sem comentários: