domingo, 6 de janeiro de 2008

New Hampshire decisivo para Obama

A eleição de New Hampshire, depois de amanhã, será decisiva para Obama. Vencendo este Estado, tal circunstância pode confirmá-lo como grande favorito Democrata. Perdendo, e obtendo Hillary o primeiro posto, Obama compromete a sua eleição.
Depois de ter ganho no Iowa, Estado vizinho do Illinois, por onde é Senador, Obama saltou para a ribalta das primeiras páginas como o grande favorito. Estatuto que ainda pertence a Hillary. Porém, o estatuto, como Hillary já percebeu, por si só não chega. É preciso ganhar. E Obama já ganhou e voltará a repetir a dose dentro em breve (dia 26 deste mês) na Carolina do Sul, devido ao grande peso da comunidade negra deste Estado.
Dirão alguns, mas Obama também ganhou no Iowa, que é maioritariamente branco... pois é, mas com a máquina da candidatura do vizinho Illinois há meses no Iowa, outro resultado não seria de esperar.
Por isso, New Hampshire surge como o grande teste eleitoral do Senador do Illinois.
Se vencer, Obama surge bem colocado para o "exame final" de 5 de Fevereiro, com a super-terça (elege 51% dos delegados). Até porque tem a boleia da vitória de 26 de Janeiro na Carolina do Sul.
Se perder New Hampshire, a onda de vitória, que costuma ser arrebatadora, como se evidenciou há quatro anos nas primárias Democratas, tornando-se o pouco favorito John Kerry o vencedor, pode esfumar-se o sonho e cair por terra em Fevereiro a aspiração de chegar à Casa Branca.
Hillary, se perder New Hampshire, não está fora da corrida, mas terá dificuldades acrescidas para contrariar a dinâmica da candidatura de Obama.

1 comentário:

contradicoes disse...

As opções dos americanos
são sempre desconcertantes
as escolhas com enganos
que contestam posteriormente

Continuação de boas entradas
Um abraço do Raul