segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O liberalismo de Zapatero

Interessante, a forma como o PSOE tem encostado o PP às cordas do conservadorismo.
Ontem, em Valência, uma das palavras mais empregue por Zapatero no primeiro comício para as legislativas de 9 de Março foi: Liberdade. Num evidente confronto que o PSOE estabeleceu com os círculos mais conservadores da Igreja Católica por causa da questão familiar, em que a Igreja vê um atentado à família tradicional, com as mudanças assumidas neste mandato por Zapatero.
Por outro lado, e pretendendo seguir as pisadas de Aznar, conservador nos valores e liberal na economia, por mais liberal que Rajoy se apresente na área económica, o líder dos populares tem um problema sério, o de apresentar um rosto com credibilidade para assumir as Finanças e a Economia do país. Algo que Zapatero não tem, pois conta com o cotado e crível Pedro Solbes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez por ter essa debilidade, até porque ontem vi uma sondagem na TV que dava uma subida de ZP, depois da estratégia de ataque à politica económica por parte do PP, Rajoy aproveita a deixa da entrevista de Zapatero ao El Mundo e virou a estratégia (pode vê-la aqui: http://www.lavanguardia.es/lv24h/20080114/53427364373.html). No entanto, conhecendo minimamente o eleitorado espanhol, este tipo de discurso será mais interno, dirigido para o tipico eleitorado do PP, que para os indecisos. Ainda assim, a quase certa ilegalização do ANV, pode ajudar na contra-argumentação do Governo.

Isto tudo para dizer que, a menos de dois meses das eleicções, acho estranho que a estratégia do PP mude ao sabor das ocorrências e que não haja uma estratégia construida desde trás. Tal como diz o Carlos, a seguir com atenção nos próximos tempos.
Abraço,
Nuno Pinto.