segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

À beira de um confronto Este-Oeste?

Em Pristina, muitos albanokosovares mostram-se surpreendidos pelo facto da maioria dos sérvios ter optado por votar no candidato nacionalista. "Não consigo acreditar que eles estão de novo contra a Europa, votaram contra a União Europeia. Eles não estão no caminho da União Europeia, antes pelo contrário, estão a fazer o mesmo que Milosevic fez", refere um residente.

Estranha, a interpretação dos albaneses do Kosovo, considerando que os sérvios estão a votar contra a Europa. O que se verifica é um voto pela unidade sérvia, que, pelos vistos, o europeísta e moderado Tadic não consegue captar, e o radical Nicolic alcança, por causa da posição referente ao Kosovo.
Não sei se a referência a Seselj (líder do Partido Radical, que apoia Nicolic, e está a ser julgado em Haia por crimes contra a Humanidade devido à guerra balcânica e que conta com um forte apoio na Sérvia), por parte de Tadic, na noite de ontem, numa interpretação que o aponta como possível Primeiro-Ministro do Presidente Nicolic, é a mais feliz.
Tudo indica que Nicolic será o próximo Presidente sérvio.
Amigo e aliado de Moscovo, Nicolic pode contar com o apoio externo que necessita para enfrentar os albaneses do Kosovo.
Moscovo já deu sinais de que está disposto a ajudar os sérvios no que seja necessário para preservar a unidade nacional.
Estaremos à beira de um braço-de-ferro entre o Ocidente e Moscovo, à maneira da Guerra Fria, enfrentando-se os dois blocos de modo indirecto? Parece que sim.
Uma vez mais, lá está os Balcãs, servindo de palco principal.
Oxalá a situação não descambe, com prejuízo para todos.

2 comentários:

Pedro Sá disse...

Pois o que me dizem da Sérvia é que o mais provável é Tadić vencer...

CMC disse...

Esperemos que sim. Mas não estou tão certo disso.